An�lise SWOT: veja como fazer a an�lise estrat�gica da sua empresa

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Quem est� criando um planejamento estrat�gico para um novo neg�cio provavelmente vai se deparar com quais s�o as for�as, fraquezas, amea�as e oportunidades da empresa. N�o tem ideia de como descobrir tudo isso? A an�lise SWOT � uma maneira de avaliar a posi��o atual da sua empresa antes de decidir uma nova estrat�gia.

Descobrir o que est� funcionando bem e o que n�o est� � necess�rio para o sucesso de todo neg�cio. Entender para onde ir, como chegar l� e o que pode atrapalhar neste caminho n�o precisa ser intuitivo, pois existem ferramentas de planejamento estrat�gico para auxiliar e guiar essa defini��o – e a SWOT � uma das mais conhecidas.  

Mas o que � a an�lise SWOT?

Come�amos pela defini��o: a An�lise SWOT ou An�lise FOFA, como dizemos no Brasil, � um exerc�cio para definir as For�as, Fraquezas, Oportunidades e Amea�as de uma empresa, produto ou qualquer t�pico que precise de uma estrat�gia. E o nome vem das palavras Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, em ingl�s.

Voc� pode usar esse tipo de an�lise para melhorar a sua competitividade e reduzir as chances de fracasso, ao entender melhor o seu ambiente de neg�cio.  Desta maneira, aplicar a SWOT � importante para ter mais clareza sobre os principais aspectos que ajudar�o a criar estrat�gias que o diferencie de seus concorrentes.

Como executar a an�lise SWOT?

Agora que voc� j� sabe a defini��o, chegou a hora da execu��o. E para iniciarmos, � importante saber a diferen�a entre ambiente interno e ambiente externo.

Come�amos com o ambiente interno: � tudo aquilo que a empresa tem controle, ou seja, tem como agir e tomar decis�es. Como o pr�prio nome j� sugere, o ambiente interno � tudo que �est� dentro� da empresa. E � especificamente neste dom�nio que est�o localizadas as for�as e fraquezas.

E, ao contr�rio do ambiente interno, o ambiente externo considera o que est� fora do controle da empresa. � aquilo que n�o se tem poder de a��o ou decis�o – e � onde as oportunidades e amea�as se encontram.

Dadas as defini��es dos ambientes, podemos seguir para a an�lise propriamente dita. Come�amos pelo ambiente interno, analisando as for�as e fraquezas. Aqui se encontram as vantagens e desvantagens competitivas da sua empresa. 

  • For�as: est�o no seu ambiente interno e representam as suas vantagens sobre a concorr�ncia. Para encontr�-las, voc� pode responder a seguinte pergunta: Quais s�o os reais pontos fortes do meu neg�cio? 
  • Fraquezas: tamb�m localizadas “dentro da empresa”, � tudo o que desfavorece a sua empresa em rela��o aos concorrentes. Para defini-las, voc� pode responder a seguinte pergunta: Quais os reais pontos fracos do meu neg�cio?

Mudando para a an�lise de ambiente externo, encontramos as oportunidades e amea�as. Estas geralmente giram em torno de fatores Pol�ticos, Econ�micos, Sociais, Tecnol�gicos, Ambientais e Legais.

  • Oportunidades: tudo o que est� no ambiente externo e favorece a sua empresa.  Para list�-las, responda a pergunta:  Quais s�o as oportunidades para o meu neg�cio? 
  • Amea�as: tamb�m “fora da empresa”, as amea�as s�o os pontos desfavor�veis para o seu neg�cio. Para descobrir quais s�o, responda a pergunta: Quais s�o as amea�as para o meu neg�cio?

Ap�s listar os quatro pontos da an�lise, � hora de montar a matriz. Voc� pode seguir o template disponibilizado pelo Sebrae

A import�ncia da an�lise SWOT: 

Depois de examinar todos os quatro aspectos da an�lise SWOT, � importante que voc� crie uma lista de poss�veis a��es a serem tomadas. Assim, voc� saber� como desenvolver seus pontos fortes, impulsionar suas �reas mais fracas, evitar quaisquer amea�as e explorar todas as oportunidades poss�veis.

� importante que, ao realizar sua an�lise, voc� seja realista e envolva diferentes pontos e perspectivas sobre o seu ambiente de neg�cio. Uma an�lise rica em detalhes te ajudar� a criar um plano de a��o consistente e competitivo. 

Ah, e n�o se esque�a de monitorar a realiza��o das metas e estrat�gias que foram definidas e revisar o seu planejamento sempre que necess�rio. Consist�ncia � a chave do sucesso! 

Vai come�ar o seu planejamento estrat�gico fazendo a an�lise SWOT? Compartilhe nos coment�rios os pontos mais interessantes que encontrou no exerc�cio.